OMS aponta 63% de aumento na incidência de Covid-19

Publicado por: MikeN
30/08/2023 05:43 PM
Exibições: 76
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Organização Mundial da Saúde divulga novo boletim e alerta para aumento de internações e mortes em alguns países

 

A Organização Mundial da Saúde, OMS, lançou nesta sexta-feira um novo boletim semanal sobre a situação da Covid-19.

Segundo o documento, no período de 24 de julho a 20 de agosto, cerca de 1,5 milhão de novos casos da doença e 2 mil mortes foram reportadas pelas seis regiões abrangidas pela OMS.

 

Risco das novas variantes
O diretor-geral da entidade, Tedros Ghebreyesus, alertou para dados crescentes de hospitalização, admissões em Unidades Intensivas de Tratamento e mortes em alguns países.

 

Ele enfatizou o pedido a todas as nações para que fortaleçam a vigilância, sequenciamento e relato de casos, para seja possível “avaliar o risco de novas variantes como a EG.5 e a BA.2.86”

 

Os números do boletim representam um aumento de 63% na incidência e um declínio de 48% nos óbitos, em comparação com o período anterior. No entanto, na região do leste do Mediterrâneo, a tendência foi de aumento do número de mortes.

 

Apenas 44% dos países relatam casos
A OMS informa que os casos reportados não representam uma imagem exata das taxas de infecção, pois houve queda na testagem e na submissão de dados pelos países em todo o mundo.

 

No período analisado, apenas 44% dos países relataram pelo menos um caso para a OMS. Esse percentual está caindo desde a metade de 2022.

 

Até 20 de agosto, o mundo acumulou 769 milhões de casos confirmados e mais de 6,9 milhões de mortes em nível global.

 

Com informações oficiais da OMS

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: