São Caetano: Inauguração do Parque Tecnológico transforma a cidade no polo nacional de inovação

Publicado por: MikeN
09/03/2024 06:43 PM
Exibições: 85
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik
Prefeitura impulsiona startups, universidades e empresas para criar um hub de empreendedorismo e tecnologia
 

Prefeitura de São Caetano do Sul inaugura Parque Tecnológico visando transformar o município em um novo polo nacional de inovação e empreendedorismo

 

Com a visão de criar um ambiente de negócios inovador e sustentável, o novo polo buscará integrar startups, universidades, empresas, investidores e governo para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município.

 

No dia 13 de março, às 18h, será marcada a abertura oficial do Parque Tecnológico São Caetano, uma iniciativa da Prefeitura que visa transformar o complexo empreendedor em um dos maiores hubs de inovação do Grande ABC. O objetivo é reunir empresas de diversos setores para estabelecer um novo cenário de negócios na cidade.

 

Situado no coração de São Caetano do Sul, o Parque inicialmente abrigará 20 startups com projetos variados, todos impulsionados para formar uma nova geração de empreendedores, com foco especial na área tecnológica.

 

As 20 startups selecionadas participarão de um programa de aceleração de 6 meses, renovável por mais 6 meses, com avaliações periódicas para impulsionar seu desempenho. Além das empresas residentes, o Parque oferecerá oportunidades para startups não residentes participarem dos programas de aceleração, denominadas Startups On Board.

 

Sob a governança do Comitê Gestor do Parque Municipal e com a colaboração do SEBRAE, o Parque Tecnológico contará com uma arena multiuso, promovendo programas de aceleração, rodadas de negócios, hackathons, palestras, capacitação e networking. Além disso, terá parcerias com diversas universidades, agentes de mercado e fundos de investimentos.

 

Para agilizar a implementação do Parque, o projeto será estruturado em três pilares. No primeiro pilar, de Conhecimento e Capacitação, as empresas terão acesso a diversos modelos de capacitação, com parcerias estabelecidas com diversas universidades e entidades para oferecer mentorias personalizadas. O SEBRAE fornecerá um programa para estruturação de planos de negócios, enquanto o StartSe oferecerá um programa de desenvolvimento em inovação, tendências e cultura empreendedora. Nesta fase, as startups também terão suporte de instituições como USCS, Instituto Mauá de Tecnologia, FIAP, UFABC, ETEC Jorge Street, Fundação Dom Cabral e Senai.

 

O segundo pilar, de Formação do Ecossistema, trará algumas das principais empresas do país para proporcionar oportunidades de negócios, proximidade com as tendências de mercado e desafios e soluções para negócios estabelecidos. Nesta etapa, os participantes interagirão com empresas como GM, Shein, Porto, Leroy Merlin, Waze, Mercado Pago, Sodexo, TecBan, OLX e Claro, entre outras.

 

O último pilar, de Fomento de Negócios, foi criado para fortalecer empreendimentos por meio de parcerias com fundos de investimentos, aceleradoras e programas de acesso a recursos de fomento através de iniciativas municipais, estaduais e federais. As empresas contarão com o apoio da Prefeitura de São Caetano, dos Governos Estadual e Federal, da Bossanova, Finep, Fapesp e do Anjos do Brasil.

 

A cerimônia de inauguração do Parque Tecnológico São Caetano contará com a presença do Prefeito José Auricchio, de Daniel Córdoba, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação, Turismo e Trabalho, e Alan de Camargo, Executivo de Governo Digital e Inovação na Prefeitura de São Caetano do Sul, responsáveis pela implantação do projeto. Também estarão presentes autoridades, representantes do SEBRAE e das universidades, bem como CEOs das empresas parceiras.

 

Inauguração do Parque Tecnológico São Caetano

Data: 13 de março

Horário: 18h

Local: Rua Samuel Klein, 83 – Centro – São Caetano do Sul

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: